Categorias

  Todas as Categorias
  Configuração de E-mails
  Google Adwords
  Hospedagem de Sites
  Painel de Controle
  Registro de Domínios
  Segurança
  Serviços
  Stream de Áudio e Vídeo
  Suporte Técnico
  Webmail
  Senhas Fortes e Fracas

  18/02/2014  

Proteja suas informações pessoais com senhas fortes.

Na Beesoft, toda assistência técnica e serviços prestados são submetidos a um rigoroso processo de segurança, a fim de garantir não só o funcionamento rápido e eficiente do sistema assim como a proteção total dos dados que transitam ou são armazenados em nossos servidores.  Entretanto, por mais completos que sejam os procedimentos tecnológicos, o funcionamento de todo e qualquer esquema de segurança depende principalmente de um de seus fatores fundamentais: sua utilização. O sucesso de um sistema de segurança está diretamente relacionado ao uso correto de suas ferramentas, e é por isso que decidimos listar abaixo algumas dicas que podem parecer básicas, mas são extremamente importantes para assegurar a proteção de suas informações pessoais ou da sua empresa.

Antes de começarmos, gostaríamos de alertar que eventuais falhas na utilização do sistema de segurança podem comprometer mais do que só a privacidade de seus dados. Usuários mal-intencionados que venham a ter acesso às suas informações podem utilizar seus dados para abrir contas de e-mail, realizar transações online ou fazer uso malicioso dos recursos do sistema. Podendo afetar, assim, o próprio funcionamento dos serviços hospedados em nossos servidores. Em muitos casos, você nem perceberia o comprometimento de seus dados até sentir seus efeitos.

Gerenciamento de SENHAS:

A SENHA é o ponto primordial da segurança de uma conta. Ela é o início de todo procedimento de segurança e a garantia de que só você e aqueles com os quais você decidir compartilhar informações terão acesso aos dados que inseridos no sistema. Por isso, é essencial saber a forma CORRETA de criar uma senha e também de gerenciá-la.

Podemos dividir o gerenciamento de senhas em duas categorias: Senhas FRACAS e senhas FORTES.

    Senhas FRACAS

Uma senha fraca é, antes de tudo, uma senha evidente. Mesmo que, a um primeiro olhar, ela não pareça tão evidente assim. Um primeiro exemplo é aquele tipo de senha tão óbvia, tão previsível, que qualquer pessoa poderia adivinhá-la em poucas tentativas. No entanto, muitas vezes os indivíduos que buscam obter seus dados pessoais fazem uso de programas (softwares) especializados em "desvendar" senhas, e são esses recursos que fazem com que as senhas que não aparentam ser muito fáceis para humanos sejam desvendadas em poucos segundos pela máquina.

Lembre-se: uma senha fraca é sempre uma porta aberta para invasões!

Veja alguns exemplos de senhas que jamais devem ser utilizadas:

  1. Senha igual ao login ou nome de usuário. Por exemplo:
    Login: fabrica
    Senha: fabrica
     
  2. Sequências numéricas previsíveis: 123, 456, 102030, 100200300, 112233, etc.
    Vale lembrar que nenhuma senha composta apenas por números é segura!

     
  3. Combinações muito simples, como por exemplo: login + uma sequência numérica qualquer. Por exemplo:
    Login: Joao
    Senha: joao123
     
  4. Nomes próprios como o nome de pessoas envolvidas com a conta (o dono, o desenvolvedor, o designer, etc), nome da empresa, nome de animais de estimação, nome de familiares etc. O mesmo vale para apelidos.
     
  5. Datas significativas: datas de nascimento, data do casamento, datas nacionais importantes (descobrimento do Brasil, por exemplo) etc.
     

Certamente, há muitos outros exemplos de senhas fracas além desses que citamos. Portanto, todo cuidado é pouco na hora de escolher uma senha. Raciocínio e bom senso são sempre bem vindos na hora de escolher uma senha.

    Senhas FORTES

Usar uma senha segura pode significar a diferença entre ter ou não uma conta invadida, já que a maiorias dos métodos de invasão exploram exatamente essa possibilidade. O mais interessante é que criar uma senha forte é mais fácil do que criar uma senha fraca. Acima, nós listamos vários exemplos de qual tipo de senha NÃO utilizar, mas para fazer uso de uma senha correta, basta apenas seguir o seguinte critério:

  1. A senha deve conter, no mínimo, de 8 a 12 caracteres, compostos preferencialmente de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Ela deve formar uma sequência aleatória, ou seja, não pode haver nenhum sentido lógico.